Em Pernambuco tem Jazz & Blues no Carnaval!

Os melhores festivais de jazz já realizados em Pernambuco têm uma nova casa. Durante o Carnaval 2016, de 6 a 9 de fevereiro, acontece em Gravatá, município localizado a 84 quilômetros do Recife, o Gravatá Jazz Festival, evento que reúne a expertise fruto da experiência adquirida pela realização do Garanhuns Jazz Festival (2008-2015).

Wanda Sá, Roberto Menescal, Dom Angelo, Wallace Seixas, Igor Prado, Vasco Faé e Koko Jeans.

27/01/2016 - Wilson Garzon

A estrutura do Gravatá Jazz Festival 2016, além de um inédito Mardi Gras (carnaval de rua inspirado na tradição do ritmo de Nova Orleans), concertos em igrejas, jam sessions, exibições de filmes, recreação infantil, circuito gastronômico, workshops e feiras, conta uma seleção de atrações locais, nacionais e internacionais de destaque.

Entre os principais nomes figuram artistas de grande quilate da música brasileira, como Jards Macalé, Victor Biglione, Wanda Sá, Roberto Menescal e Toni Tornado; figuras de referência da música pop nacional, como Tico Santa Cruz e Renato Rocha (Detonautas) e Rodrigo Santos e Gutto Goffi (Barão Vermelho), em um emocionante tributo ao repertório blues de Cazuza; além, é claro, de músicos que fazem o jazz e o blues do País atravessar as fronteiras, como Jefferson Gonçalves (Blues Etc.), Flávio Guimarães (Blues Etílicos), Igor Prado, Vasco Faé e Derico (Programa do Jô).

As principais atrações internacionais ficam por conta do trompetista nova-iorquino Mark Rapp, da cantora de blues inglesa Bex Marshall, da cantora de blues e soul africana Koko Jean Davis e do organista austríaco Raphael Wressnig.

Pernambuco também está muito bem representado no Gravatá Jazz Festival 2016, com as apresentações da Uptown Band, da veterana Contrabanda, dos virtuosos guitarristas Luciano Magno (que tem como convidado Roberto Menescal, um dos criadores da bossa nova, e Sabrina Parlatore) e Wallace Seixas (que recebe o trompetista Buiú, do grupo Cidade Negra), da banda revelação de rockabilly Allycats, do grupo Mr. Trio e do Dom Angelo Jazz Combo, que, após uma temporada em Portugal, está de volta ao Estado para apresentar seu novo disco, gravado na Europa, e divide o palco com Mark Rapp. Ainda do Nordeste, vem do Ceará (outro polo de referência de jazz e blues da região) o guitarrista Artur Menezes, que tem como convidado o homem-banda Vasco Faé.

Como aconteceu nas últimas edições, o festival continua valorizando os os artistas locais. De Gravatá, são atrações Maurício Meneses, Guitasan Duo, Trimúrti e Hito Pereira. Da cidade de Garanhuns, foram convidadas a Street Jazz Band, comandando o Mardi Gras, Valvulados e ainda a participação especial de Herick Faustino.

SÁBADO 6/02 – 20H00

Onde ficar em Gravatá

Vindo do Recife:
Através da Rodovia Federal BR-232 (Estrada duplicada). Distância: 85 km

Vindo do Interior do Estado de Pernambuco:
Através da BR-232 (Estrada duplicada a partir do Município de São Caetano).

Topo da página | Envie a um amigo | Voltar para Jazz news