clube de jazz  
 
agenda notícias store
 
o jazz jazz brasil ao vivo galeria
 
 
colunas
perfil
eventos
lançamentos
entrevistas
acorde final
 

Gourmet Jazz Festival em Águas de São Pedro (SP)

Entre as atrações confirmadas, nomes de peso como o trio de jazz liderado pelo pianista norte-americano Ramsey Lewis, o Trio Corrente, o trompetista Jon Faddis e o saxofonista James Carter. Outros destaques divulgados são o quarteto do radialista e guitarrista Daniel Daibem, a pianista Louise Wooley e a Traditional Jazz Band.

23/10/2015 - Materiais de divulgação do evento.

PROGRAMAÇÃO

Centro de Convenções - Palco Principal

Sexta - 20/11

18h30 às 19h30 - Itamar Collaço e Maestro Sion

Roberto Sion é um dos grandes nomes música instrumental brasileira, consagrado nacional e internacionalmente. Além de destacado saxofonista, flautista e clarinetista, é maestro, compositor, arranjador e professor. Foi pioneiro em utilizar os elementos do jazz e da música brasileira. O contrabaixista Itamar Collaço fez parte do Zimbo Trio, um dos grupos mais importantes da música instrumental brasileira, durante 4 anos. Começou a tocar como autodidata e tornou-se mestre no instrumento, com uma carreira de destaque também como professor. A formação dueto, apesar de facilitar a comunicação entre os intérpretes, ao mesmo tempo é um desafio, pois ambos precisam manter o interesse melódico, harmônico e rítmico da peça. No caso desse duo o desafio é abraçado com amizade, troca de idéias, dedicação a seus instrumentos e, principalmente, uma descontraída alegria de tocar juntos. Roberto Sion (sopros e piano) e Itamar Collaço (baixos acústico e elétrico).

20h30 às 21h30 - Hércules Gomes
Influências de ritmos brasileiros, jazz e uma técnica refinada são alguns dos aspectos presentes no estilo do pianista Hercules Gomes. Natural de Vitória (ES) e radicado em São Paulo, em 2013 lançou seu primeiro trabalho solo intitulado “Pianismo”. Acompanhado por Rafael Abdalla (baixo acústico) e Amoy Ribas (percussão), o trio explora ritmos tradicionais brasileiros aliados às influências do jazz. A soma de suas diversas influências, o passeio por diversos estilos e a exploração da grande gama de recursos de seus instrumentos resulta em uma música viva, brasileira e contemporânea. No repertório estão presentes composições próprias e arranjos para temas de grandes compositores brasileiros como Radamés Gnattali, Hermeto Pascoal e Edu Lobo.

22h00 às 23h00 - Daniel Oliva Trio
O paulistano Daniel Oliva é guitarrista, violonista, compositor e arranjador, Músico extremamente versátil, já trabalhou com artistas dos mais variados estilos musicais. Seu primeiro trabalho autoral, denominado Solar (2014), reúne uma mescla de músicas instrumentais e canções e conta com as participações de António Zambujo (Portugal), Luciana Alves, Giana Viscardi, Pepe Cisneros, Sidiel Vieira, Vitor Cabral, Luis Cabrera e Eduardo Espasande. Atualmente toca com as cantoras Bruna Caram, Aline Muniz e Marina de la Riva, cantoras que também participaram do seu álbum de estreia.

Sábado - 21/11

18h30 às 19h30 - Louise Woolley

Louise Woolley, 27 anos, é pianista e compositora. Seu trabalho tem o foco na improvisação como forma de expressão de cada indivíduo do grupo, porém suas melodias têm influência clara da canção brasileira. Em 2002 começou a tocar na noite paulistana ao lado de seu pai (o contrabaixista Pete Woolley) e de músicos como Cacá Malaquias, Michel Leme, Nestico Aguiar, Lito Robledo, entre outros. Após várias de suas composições terem sido gravadas por renomados músicos brasileiros, a pianista finalmente pôde registrá-las da maneira como as concebeu, gravando seu primeiro disco (totalmente autoral) em junho de 2012.

20h30 às 21h30 - Marcelo Monteiro
O saxofonista Marcelo Monteiro, nascido em São Paulo, já se apresentou ao lado de diversos artistas brasileiros e internacionais. Em 2015 lançou seu segundo álbum, “Rasante”, que traz uma atmosfera jazzística brasileira cheia de grooves. Todas as faixas foram gravadas com um quinteto de base (sax, trompete, baixo, teclados e bateria) e também contou com a participação de Guilherme Kastrup nas percussões e um trio de cordas. Atualmente se apresenta com sexteto formado pelos músicos Amilcar Rodrigues (trompete), Daniel Amorin (baixo), Marcelo Castilha (piano e teclados), Matheus Prado (percussão) e Mauricio Caetano (bateria).

22h00 às 23h00 - Jon Faddis
Nascido em 24 de julho de 1953, na cidade de Oakland, na Califórnia, Jon Faddis é um dos maiores nomes do trompete da atualidade. Em sua carreira, já trabalhou com alguns dos músicos mais conceituados do mundo do jazz como Dizzy Gillespie, Count Basie, Charles Mingus, Stan Kenton, Thad Jones e Lionel Hampton. Seu trompete característico pode ser reconhecido em centenas de gravações e diversas trilhas sonoras para o cinema e televisão. Além de mundialmente reconhecido como um dos mais inovadores e inspiradores trompetistas de jazz de todos os tempos, Fadis atua também como maestro, compositor e educador musical, dividindo seu talento com as novas gerações de músicos de jazz. No Gourmet Jazz Festival 2015, ele se apresenta ao lado de outros excelentes músicos. Acompanham Faddis ao Brasil nomes como o pianista David Hazeltine, o baixista Kiyoshi Kitagawa e o baterista Dion Parson.

Domingo - 22/11

11h00 às 12h00 - Traditional Jazz Band

Ano 1964. Época de grande “boom” cultural e político que sacudiu e revolucionou o mundo todo. Era a época dos Beatles, Rolling Stones, dos cabelos compridos, da pílula anticoncepcional eda Bossa Nova. Nas faculdades proliferavam grupos amadores de teatro, música e movimentos de cultura popular. Foi nesta época, que um grupo de jovens universitários paulistanos se uniu com a proposta de não copiar o jazz primitivo, mas sim recriá-lo num espírito evolutivo. Nascia a Traditional Jazz Band que há mais de quatro décadas mantém vivas as raízes do gênero no Brasil.


Palco Grande Hotel São Pedro
(Atrações exclusivas para hóspedes)

Sexta - 20/11

20h30 às 21h30 - Trio Corrente

Desde os primeiros concertos, o grupo vem juntando um número de seguidores cada vez maior, formado não só por apaixonados pelo jazz e pelo choro, mas também pelo público em geral. Como resultado, o Trio é um dos poucos grupos de jazz brasileiros que têm se apresentado com frequência tanto no circuito nacional como internacional. Este reconhecimento fora do Brasil foi coroado em 2013 quando, com Paquito D’Rivera, o Trio gravou “Song For Maura”, o álbum que rendeu ao grupo os cobiçados Grammy Award e o Latin Grammy de Melhor Álbum de Jazz Latino.

22h00 às 23h00 - James Carter
Músico de Detroit, nascido em 3 de janeiro de 1969, Jamer Carter é saxofonista, flautista e clarinetista. A fusão de diversas vertentes do jazz no seu estilo, faz de Carter um músico difícil de ser rotulado. Essa mistura única e ousada de estilos, mas com um profundo respeito e conhecimento da tradição do jazz, faz de Carter um dos saxofonistas mais admirados de sua geração, merecendo o reconhecimento mundial como um dos grandes fomentadores do jazz. No Gourmet Jazz Festival 2015, Carter se apresenta ao lado do pianista Gerard Gibbs e do baterista Alex White.

Sábado - 21/11

20h30 às 21h30 - Daniel Daibem

Guitarrista, também formado em Rádio e Televisão pela Faap, Daniel ficou conhecido em São Paulo, através do programa “Sala dos Professores”, transmitido ao vivo pela Rádio Eldorado, durante sete anos. Estudou por oito anos na Groove Escola de Música, sob os cuidados do mestre Leive Miranda. Hoje, Daniel Daibem une seu conhecimento e desenvoltura como comunicador e guitarrista, nesta apresentação com seu quarteto.

22h00 às 23h00 - Ramsey Lewis
Compositor e pianista, Ramsey Lewis nasceu em Chicago (27 de maio de 1935), sendo um representante da grande diversidade musical da cidade. Desde o seu primeiro disco, “Ramsey Lewis and the Gentlemen of Swing”, obteve o reconhecimento dos fãs de jazz, sendo que em 1965 acabou se tornando um dos pianistas mais bem sucedidos do país, alcançando as paradas de sucesso com “The In Crowd”, “Hang On Sloopy” e “Wade in the Water”. Vencedor de três prêmios Grammy e de sete discos de ouro, apresentador de programas no rádio e na televisão, “Mr. Lewis” vem pela primeira vez ao Brasil com o seu quinteto, formado atualmente por Henry Johnson na guitarra, Joshua Ramos no baixo, Charles Heath na bateria e Tim Gant nos teclados.


SERVIÇO

Gourmet Jazz Festival 2015
Data: Dias 20, 21 e 22 de novembro de 2015
Local: Grande Hotel São Pedro - Centro de Eventos e Convenções Municipal de Águas de São Pedro - SP
Site: www.gourmetjazzfestival.com.br
Facebook: http://www.facebook.com/Gourmet-Jazz-Festival-200773830091235


Topo da página | Envie a um amigo | Voltar para Eventos

 
copyright clube de jazz 2004  
cadastre-se   termos de uso   contato   sobre nós