Schärli, Moreira e Feigenwinter

Belo Horizonte recebe em primeira mão o show Schärli – Moreira – Feigenwinter, trio formado pelos músicos Juarez Moreira, Peter Schärli e Hans Feigenwinter, dia 3 de setembro, 20h, no Conservatório da UFMG. Esta é a primeira vez que a formação se apresenta no Brasil. No repertório, composições autorais gravadas no CD "Castelo". O acesso é gratuito.

Juarez Moreira, Peter Scharlii e Hans Feigenwinter.

25/08/2015 - Elisabeth Santos

Para um trio audacioso como este, os integrantes não poderiam ter mais experiência e reconhecimento no cenário musical. O trompetista e compositor Peter Schärli uniu ao seu consagrado trabalho o violonista mineiro Juarez Moreira e o pianista, Hans Feigenwinter.

Viagem ao paraíso. E lá foi ele de novo. Peter Schärli levou seu trompete na direção do Brasil. E gravou um álbum que já pode ser comemorado como um clássico peculiar jazz brasileiro. Nos momentos mais brilhantes, a beleza da música tem tamanha pureza e força, que parece seguir um determinismo quase natural. Nada ali é artificial, e no fim o resultado é arte de alto nível. Uma beleza que não permite dúvidas. Qualquer um que tiver escutado o álbum Castelo, de Peter Schärli, Juarez Moreira e Hans Feigenwinter, endossará estas palavras, afirmou Ane Heibeisen ao Tages – Anzeiger.

Em uma das turnês de Juarez pela Europa, o violonista conheceu a dupla suíça. Schärli e Fegerwinter já ouviam o trabalho do músico e o convite para tocarem juntos e gravarem um CD foi imediato. Após turnê de 15 shows por países europeus, o trio gravou “Castelo” em dois dias. O CD tem oito faixas inéditas com músicas compostas pelos três integrantes.

Castelo, do singular trio Schärli – Moreira – Feigenwinter, é um álbum marcado por melancolia intensa e poética, onde se abrem espaços generosos para interação e improvisação, concluiu o editor do jornal Schweiz am Sonntag, Stefan Küzli.

Feigenwinter é parceiro de longa data de Peter Schärli. Os músicos fazem parte de um sexteto no qual compartilham suas ideias musicais. Por sua vez, Juarez é reconhecido em palcos nacionais e internacionais. O violonista mineiro já se apresentou com os consagrados Egberto Gismonti, Ivan Lins, Milton Nascimento, Yamandu Costa, Naná Vasconcelos, Wagner Tiso, Maria Bethânia e Gal Costa.

Juarez Moreira

O mineiro Juarez Moreira cresceu ao som de jazz, bossa nova e música brasileira produzida nos anos 50. Autodidata, começou a tocar violão aos 12 anos. O violonista é criador e curador do Festival Internacional de Violão de Belo Horizonte (FIV) e se apresenta em shows e masterclasses nos principais festivais de música instrumental do país e do exterior. Com 12 CD’s gravados, entre parcerias e autorais, e um DVD gravado ao vivo no Palácio das Artes, acompanhado de banda e convidados especiais, Juarez está atualmente em estúdio para a pré-produção de um CD instrumental e outro dedicado às suas composições que receberam letras. Entre as parcerias estão canções de Fernando Brant, Paulinho Pedra Azul, Celso Adolfo, entre outros.

Peter Schärli

Schärli é trompetista e compositor. Desde 1980 atua como músico profissional e toca em diversas bandas de diferentes estilos musicais. Suas composições foram trilhas para teatro, circo, cinema e vinhetas de rádio. Participou de festivais na Europa, América do Sul, África e Índia.

Hans Feigenwinter

O pianista e compositor da Basiléia, Hans Feigenwinter, cocluiu seus estudos na Escola de Jazz, em Berna. O músico tocou com Woody Shaw, Billy Hart, Joe Lovano, Buddy de Franco, Chico Freeman, entre outros. Atualmente, Hans se apresenta ao lado de Wolgfang Zwiauer e Arno Troxler no Feigenwinter 3. Feigenwinter também compõe o sexteto de Peter Schärli e realiza parcerias com Herbie Kopf.

Serviço

Schärli – Moreira – Feigenwinter – Peter Schärli, Juarez Moreira e Hans Feigenwinter

03 de outubro – 20h00

Conservatório da UFMG – Av. Afonso Pena, 1.534, Centro