Jazz na Fábrica 2015 - Principais Atrações

Entre os dias 6 e 30 de agosto, acontece o festival Jazz na Fábrica do Sesc Pompeia, em mais de 20 apresentações, provando a versatilidade e o alcance mundial de um gênero que ampliou seus limites. Nomes que fizeram a história do jazz estadunidense (Kenny Garrett, Muhal Richard Abrams e Gary Peacock), jazz brasileiro (Grupo e Tânia Maria) e outros nomes de grande importância no mundo,como o Soft Machine (GBR) e Shai Maestro (ISR), formam a base do festival em 2015.

Kenny Garrett, Muhal Abrams, Soft Machine, Grupo Um, Shai Maestro, Gary Peacock e Tânia Maria.

05/08/2015 - Wilson Garzon

Kenny Garrett (EUA)
6 e 7 de agosto, quinta e sexta, às 21h30, na Choperia.

Nascido em 1960, em Detroit, o saxofonista acumula discografia com mais de 15 discos como bandleader e outra dezena como sideman de nomes como Art Blakey, Miles Davis e Marcus Miller. Laureado com um Grammy Award por seu disco Five Peace Band em 2010, ganhou outros nove DownBeat Readers Poll como melhor saxofonista. Nesta apresentação, o músico é acompanhado por Vernell Brown (piano), Corcoran Holt (baixo), Marcus Baylor (bateria) e Rudy Bird (percussão).

Ingressos: R$ 18,00, R$ 30,00 e R$ 60,00 (inteira).

Muhal Richard Abrams (EUA)
13 e 14 de agosto, quinta e sexta, às 21h, no Teatro.

O pianista e compositor realiza seu primeiro concerto solo no Brasil. Aos 84 anos, Muhal é co-fundador da Association for the Advancement of Creative Musicians (AACM) que está completando 50 anos em 2015. Sua música segue a linha experimental dos trabalhos de Roscoe Mitchell, Anthony Braxton Quartet e Phil Cohran.

Soft Machine (GBR)
13 e 14 de agosto, quinta e sexta, às 21h30, na Choperia.

É uma das mais importantes bandas de jazz, jazzrock e fusion da Europa, formada em 1966 e que continua na ativa, mesmo depois de várias mudanças em sua formação. Após passagem pelo rock psicodélico em que abriram turnês para o Jimi Hendrix Experience, a banda fez uma transição para o que ficou conhecido como jazz-fusion a partir de seu segundo disco, atingindo seu período clássico com o terceiro e quarto discos. A banda conta com dez álbuns lançados durante sua carreira, nove lançados a partir dos anos 90 com registros feitos nos anos 60 e 70, sete compilações e sete discos ao vivo. O baterista John Marshall, o guitarrista John Etheridge e o baixista Roy Babbington completam a banda com a participação do saxofonista Theo Travis.

Grupo Um (BRA)
20 de agosto, quinta, às 21h, no Teatro.

Criado pelos irmãos Lelo Nazário (teclados e sons eletrônicos) e Zé Eduardo Nazário (bateria e percussão) em 1976, quando faziam parte da seção rítmica dos músicos que tocavam com Hermeto Pascoal. Desenvolveram um trabalho com identidade própria, que se permitia influenciar pela música eletrônica e pela música eletroacústica. Após 35 anos do lançamento de seu disco de estreia, "Marcha Sobre a Cidade", o grupo se reúne para esta apresentação contando também com a participação de Mauro Senise (sax e flauta) e Felix Wagner (clarinete baixo) e Frank Herzberg (contrabaixo).

Ingressos: R$ 12,00, R$ 20,00 e R$ 40,00 (inteira).

Shai Maestro Trio (ISR)
21 de agosto, sexta, às 21h, no Teatro.

O pianista israelense integrou-se ao grupo do renomado baixista Avishai Cohen em 2006 e excursionou por diversos lugares do mundo, inclusive no Blue Note em Nova Iorque, onde reside atualmente. Formou seu próprio trio em 2010 com o contrabaixista peruano Jorge Roeder e o baterista israelense Ziv Ravitz, cuja formação se apresenta nesta edição do Jazz na Fábrica.

Gary Peacock Trio (EUA)
22 e 23 de agosto, sábado, às 21h e domingo, às 19h, no Teatro.

O contrabaixista, que já integrou grupos de Bill Evans, Keith Jarrett, Miles Davis, entre outros, realiza espetáculo de seu mais recente disco, "Now This" (ECM), como líder do trio formado por ele, Marc Copland (contrabaixo) e Mark Ferber (bateria). No show, assim como no CD, traz novas composições de sua autoria, além de versões para temas clássicos como Moor, Vignette, Requiem e Gaya.

Ingressos: R$ 18,00, R$ 30,00 e R$ 60,00 (inteira).

Tânia Maria – participação especial de Armando Marçal (BRA)
29 e 30 de agosto, sábado, às 21h, domingo, às 19h, no Teatro.

Com 36 anos de carreira e 25 álbuns lançados, a pianista e cantora brasileira apresenta sua mistura de jazz, samba e choro. Este show conta com a apresentação especial do atual percussionista da Orquestra Atlântica, Armando Marçal e ainda Tierry Jacques Guy (contrabaixo) e Jean-Philippe Alain (bateria).

Ingressos: R$ 18,00, R$ 30,00 e R$ 60,00 (inteira).

Quinta Edição do Festival Jazz na Fábrica – De 6 a 30 de agosto de 2015.
SESC Pompeia – Rua Clélia, 93.
Telefone para informações: (11) 3871-7700
Não temos estacionamento.
Para informações sobre outras programações, ligue 0800-118220 ou acesse o portal www.sescsp.org.br

Venda para todos os shows

Online a partir de 29 de julho, quarta, às 12h;
Presencial em todas as unidades do Sesc SP a partir de 30 de julho, quinta, às 17h30.

Topo da página | Envie a um amigo | Voltar para Eventos