Jazz Times: Os melhores CDs de 2014

Mal começou o ano, o crítico de jazz Luiz Orlando nos brinda com a seleção dos dez melhores CDs de jazz do ano de 2014, escolha feita pelos jornalistas da prestigiada revista Jazz Times. E o grande prêmio vai para: Sonny Rollins!

07/01/2015 - Luiz Orlando Carneiro, Coluna Jazz do Jornal do Brasil, 03/01/2015

Nesta coluna, em "Saiu do forno o novo CD de Sonny Rollins" (10/5/2014), escrevi que o então recém-lançado Road Shows, vol. 3 (Sony Music Masterworks-Okeh) era candidato certo ao título de "disco do ano" no planeta jazz.

O palpite deu certo. A seleção de seis faixas inéditas - com 70 minutos de música e aplausos gravados entre 2001 e 2012, em concertos no Japão, na França e nos Estados Unidos - lidera a lista dos 40 Top CDs do ano (distribuídos entre 12/11/2013 e 4/11/2014) escolhida pelos principais colaboradores e reviwers da Jazz Times, e publicada na edição de janeiro-fevereiro da referencial revista especializada.

A maior lenda viva do jazz lançara, em setembro de 2011, no seu selo Doxy, o segundo volume da série Road shows, contendo um registro daquele magnífico concerto realizado um ano antes, no Beacon Theatre, Nova York, comemorativo do 80º aniversário do "Saxophone Colossus". O álbum foi eleito o "disco do ano", não só pela Jazz Times mas também por outras publicações e sites de jazz. O mesmo ocorrera em 2009, ano em que apareceu o primeiro volume da série de tapes inéditos, garimpados e selecionados pelo próprio Rollins.

Os outros nove CDs mais votados agora, no pleito anual dos críticos da JT, foram, pela ordem, os seguintes:

The Imagined Savior is far Easier to Paint (Blue Note)
o terceiro registro como líder do trompetista new star Ambrose Akinmusire, no qual ele realça os seus dotes de compositor, à frente do seu quinteto (com o sax tenor Walter Smith III), e vocalistas convidados (Becca Stevens e Theo Bleckmann, em uma faixa cada).

All Rise: A Joyful Elegy for Fats Waller (Blue Note)
uma "desconstrução" das composições de Fats Waller, heroi da "Harlem Renaissance", pelo pianista Jason Moran - o mais criativo da geração nascida na década de 1970 -no leme do seu trio Bandwagon (Tarus Mateen, baixo; Nasheet Waits, bateria), com a adesão da vocalista Meshell Ndegeocello em algumas faixas.

Lathe of Heaven (ECM)
o primeiro álbum do quarteto do eminente saxofonista tenor Mark Turner para a sofisticada etiqueta alemã de Manfred Eicher. Os sidemen de Turner são Avishai Cohen (trompete), Joe Martin (baixo) e Marcus Gilmore (bateria).

Mise em Abîme (PI records)
nova seleção de oito peças do impactante oiteto do saxofonista alto-compositor Steve Lehman, que produz música descrita como uma "síntese sem precedente de harmonia espectral (com uso eventual da eletrônica), ritmos complexos e tórridos solos". Na composição do grupo destacam-se, além do líder, Mark Shim (sax tenor), Jonathan Finlayson (trompete) e Chris Dingman (vibrafone).

Last Dance (ECM)
o segundo volume das sessões intimistas gravadas em 2007 pelos grandes Keith Jarrett (piano) e Charlie Haden (baixo) - este falecido, aos 76 anos, em julho do ano passado. São momentos eminentemente melódicos, de profunda reflexão do duo, comentados nesta coluna (28/6/2014).

Trilogy (Stretch/Concord)
CD triplo de um excepcional trio de Chick Corea (Christian McBride, baixo; Brian Blade, bateria) contendo um total de 17 faixas (três horas e meia de música), registros de concertos, mundo afora, entre 2010 e 2012. Além da recriação de peças bem conhecidas do pianista, de Thelonious Monk e de standards, a seleção inclui a Piano sonata: The moon (30m), de Corea, e uma versão alentada (10m40) de um prelúdio de Scriabin (Opus 11, nº 9).

The Art of Conversation (Impulse!)
duo dos também veteranos e magistrais Kenny Barron (piano) e Dave Holland (baixo), gravado em março do ano passado (Destaque desta coluna em 25/10/2014).

Landmarks (Blue Note)
quarto álbum do sexteto The Fellowship Band, criado e dirigido pelo notável baterista-compositor Brian Blade. Fazem parte do conjunto, desde 1998, Myron Walden (sax alto), Melvin Butler (saxes tenor e soprano) e Jon Cowherd (piano).

New Throned King (5 Passion)
do sax-alto Yosvani Terry, da new wave de músicos cubanos radicados em Nova York, numa suíte que integra o jazz contemporâneo e a música derivada dos rituais religiosos afro-caribenhos em Cuba e no Haiti. No grupo de Terry, seu irmão Yunior (baixo), Osmany Paredes (piano), Justin Brown (bateria), Pedro Martinez (vocal) e percussão variada.

Topo da página | Envie a um amigo | Voltar para Lançamentos