clube de jazz  
 
agenda notícias store
 
o jazz jazz brasil ao vivo galeria
 
galeria
 

Karlheinz Klüter

Karlheinz Klüter que nasceu no ano de 1935 em Iserlohn, Alemanha, descobriu o jazz como ouvinte de rádio e a fotografia como um passatempo aos dezesseis anos. Ele adquiriu uma educação técnica e trabalhou até 1970 como engenheiro-civil, especializado em construções. Então, em 1971 ele começou o seu próprio negócio na Grafik & Design, trabalhando por mais de 12 anos para o Ministério de Relações Exteriores da Alemanha, no desenvolvimento de mídias áudio-visuais.

Desde 1956 quando começou a desenvolver interesse em jazz, ele formou o primeiro clube de jazz e produziu concertos na cidade natal. Depois produziu concertos de jazz com a presença de grandes nomes do jazz internacional. Nos anos setenta ele pôs toda sua energia em ter um real clube com jazz ao vivo o "Jazzclub Henkelmann", onde Chick Corea, Gary Burton, Elvin Jones e muitos mais tocaram.

Em 1970 ele organizou um encontro anual de jazz num castelo medieval na cidade de Sauerland. Mas melhor idéia que teve foi transferir o encontro para Balve, uma das maiores cavernas da Europa. Ele conseguiu então, realizar um Festival de Jazz, com capacidade para 3.000 espectadores, comportando todos os estilos e inclusive promovendo os principiantes. Ao lado disso ele construiu uma gravadora, através da qual lançou 50 álbuns. E durante esse tempo todo, a máquina fotográfica estava presente e muito atuante. Em 1983 outro sonho se tornou realidade, ele comprou um barco, chamando-o de "Satchmo", para velejar pelo Mediterrâneo. Atualmente se encontra instalado em Bodrum na Turquia, desde 1993, onde tem um programa de rádio sobre jazz e tem como ganha-pão o web design.

Visite todas suas galerias de fotografia em http://jazzphotography.us ou através do e-mail klueter@jazzphotography.us.

All photographs copyright © Karlheinz Klüter. All Rights Reserved.

 
copyright clube de jazz 2004  
cadastre-se   termos de uso   contato   sobre nůs