clube de jazz  
 
agenda notícias store
 
o jazz jazz brasil ao vivo galeria
 
galeria
 

bob parent

Bob Parent (1923-1987) começou sua carreira como fotógrafo em torno de 1945. Desse ano até a sua morte ele passou noites incontáveis vagando pelos clubes de jazz de Boston e New York, capturando imagens de todos os grandes jazzistas do pós-guerra, de Sidney Bechet a John Coltrane.  

O canadense Bob Parent foi um dos primeiros fotógrafos a trabalhar regularmente dentro dos clubes de jazz. Os clubes durante muitas décadas não deram boas-vindas aos fotógrafos, particularmente devido ao uso dos flashes, que eram necessário devido às condições escuras. Parent rejeitava os flashes porque ele sentia que eles poderiam interferir em seus momentos mais sensíveis, como no meio de um solo. No começo dos anos 50 ele abandonou o uso de flash depois de aprender a fotografa com a  luz disponível.  

Parent acumulou um arquivo com mais de 200 mil imagens, que incluem algumas das fotos mais definitivas e famosas de jazzistas como Billie Holiday, Duke Ellington, Charles Mingus, Charlie Parker, Miles Davis, Ella Fitzgerald e Louis Armstrong.   
Os temas de Parent também incluíam eventos esportivos, dança, teatro, artistas, políticos, líderes de direitos civis, New York e Boston, entre outros. O Arquivo também contém centenas de recortes originais, correspondência e uma memorabilia relativa ao jazz e ao movimento de direitos civis.   

Em razão de Parent nunca ter tempo para organizar seus materiais fotográficos, seu Arquivo contém milhares de tesouros desconhecidos que ainda estão vem dia descoberto depois de dia. Em 1995, o sobrinho de Bob, Dale Parent, herdou o Arquivo, junto com a responsabilidade enorme de preservá-lo para que ele se torne disponível aos professores, historiadores e museus.
 

 
copyright clube de jazz 2004  
cadastre-se   termos de uso   contato   sobre nůs